Imagem de fundo
Imagem de fundo

Notícias

Vindima 2020 - Por um Douro Unido e Solidário

24.04.2020

Costuma-se dizer que a necessidade aguça o engenho e neste tempo tão incerto em que vivemos, assistimos diariamente ao reinventar do “normal” numa tentativa de retomarmos as nossas vidas e ultrapassar esta pandemia da melhor maneira possível.

O medo pela nossa saúde e pela saúde da economia caminham a par e passo, mas também nós, viticultores durienses, temos que reinventar, ajustar e melhorar a nossa maneira de estar na viticultura e no negócio que a subjaz.  

A vindima 2020 está à porta, com uma possível quebra de beneficio a assombrar os nossos pensamentos. Torna-se imperativo salvar este ano que queremos, fique na memória, como aquele em que nos unimos e fizemos frente à crise de braços dados. Reduzir o beneficio não é uma solução aceitável.

Recuperámos uma solução utilizada no pós-guerra de 1945, em que se produziu vinho do Porto em regime de bloqueio. Em anexo encontra a explicação e documentação histórica deste momento que, acreditamos, possa ser adaptado ao presente. O mundo mudou muito e serão necessários muitos ajustes. Todos juntos, produção, comércio, cada um de nós, poderemos construir em conjunto o caminho capaz de salvar a vindima que aí vem. 

 

Dedique, por favor, este fim de semana à leitura e ao estudo da possibilidade de termos “benefício de bloqueio”. Se a vindima de 1945 inspirou a ProDouro, a nossa redação há-de inspirá-lo a si.

Downloads

Partilha