No seguimento da situação atual vivida pós-covid, deixamos aqui a parte II do relatório sobre o Benefício em Bloqueio para a vindima 2020 (Download pdf). O documento apresenta um conjunto de propostas no sentido de incentivar o processo de bloqueio de Vinho do Porto pelos agentes económicos da região. Neste âmbito destacamos 3 medidas:
- A utilização de parte das verbas da região cativas pelo Tesouro para financiar a compra da aguardente de bloqueio (6 milhões de euros permitem comprar aguardente para 25.000 pipas de Vinho do Porto em bloqueio);
-A necessidade de fomentar o consumo de vinhos do Douro e Porto nos anos vindouros de modo a facilitar a integração do vinho de bloqueio no mercado (incremento da promoção);
- Permitir (a título excepcional) que os produtores-engarrafadores de DOC Douro sem entreposto fiscal possam efetuar o seu próprio bloqueio de Vinho do Porto, participando assim no processo e garantindo o envolvimento de um maior número de agentes económicos.
Estamos certos que o conjunto de iniciativas contribuem para o objetivo de um "Por um Douro Unido e Solidário", nosso lema para a vindima de 2020.