Imagem de fundo
Imagem de fundo

Dossier

Vinha Velha

O que é uma vinha velha no Douro?

A Produro desde o incio de 2018 que chama a atenção para a importância da definição de Vinha Velha na região.  Esta definição vem ajudar a identificar, proteger e a valorizar as Vinhas Velhas!

Em Janeiro de 2018 apresentámos a nossa definição ao IVDP, iniciando a sensibilização para a importância deste tema junto das entidades competentes. Fica aqui o link do documento entregue.

Em Junho de 2018 publicámos e partilhamos o nosso trabalho e preocupação sobre este tema. Fica aqui o link do documento publicado e sobre o qual temos estado a debater ultimamente. 

Em Fevereiro de 2019 partilhamos este trabalho publicamente no evento realizado no Museu do Douro, Régua, onde contámos com uma vasta audencia.

Um ano e meio depois de darmos inicio à consciencialização da urgência  deste tema,  finalmente a região inicia uma discussão publica e abrangente sobre este assunto. Fica aqui o link para a nossa newsletter de 10.04.2019 a documentar, onde também mostramos a nossa preocupação para a adulteração desta definição, por saber que o interesse do critério «idade» pode simplificar-se ao ponto de consentir nele qualquer vinha que tenha mais de 50 anos. Seria um critério cómodo, mas pouco seletivo. Nele caberiam, por exemplo, os chamados «patamares pré-PDRITM» e para a ProDouro seria um erro distinguir tais vinhas!

Recuperamos o tema a 28.06.2019, voltamos a chamar a atenção e mostrar a nossa preocupação sobre a evolução da discussão deste tema. Para a Prodouro o ano de 1965 marca o ponto de viragem da viticultura no Douro e reconhecemos nas vinhas plantadas até essa data a autenticidade do Douro vinhateiro. A variedade de castas que as constituem são um verdadeiro tesouro genético que não podemos, nunca, correr o risco de perder. Os muros de pedra posta que identificam imediatamente a região são uma homenagem ao engenho e resiliência duriense. Toda a estrutura de plantação permitiu que estas vinhas chegassem aos nossos dias e contribuiu para elevar o ADV a Património da Humanidade. Cabe-nos a nós defende-las e a única forma de o fazer é dar-lhe valor acrescido.

A 7 de Novembro o Interprofissional discute novamente a definição de Vinha Velha e a Federação Renovação Douro defende a proposta da Prodouro para a Vinha Velha.

 Este é um tema muito importante e crucial para a vitivinicultura do Douro, razão pela qual vamos defender a nossa definição de vinha velha na esperança que não seja perdida uma oportunidade de ouro de valorizar o nosso património histórico.  

 

Partilha